AMADOS

glitter graphics

O OBJETIVO DESTE BLOG É COMPARTILHAR ESTE ABENÇOADO TRABALHO,QUE DEUS TEM COLOCADO NAS MINHAS MÃOS. QUERO ENCORAJAR-LHES A PROSSEGUIR. NÃO DESANIMEM...AS CRIANÇAS TAMBÉM VÃO NOS ENSINAR... "MELHOR É SEREM DOIS DO QUE UM... PORQUE SE CAÍREM, UM LEVANTA O COMPANHEIRO, AI, PORÉM, DO QUE ESTIVER SÓ; POIS CAINDO, NÃO HAVERÁ QUEM O LEVANTE." EC 4.9-10.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

DANIEL E SEUS AMIGOS .

Estudo para crianças de 4 a 6 anos.

Este estudo será ministrado em duas aulas. A aula deverá ter um período de oração individual ou coletiva; um período de cantos; o desenvolvimento do texto; a aplicação; a avaliação e o encerramento.

PRIMEIRA AULA –

DANIEL, SEUS AMIGOS E A COMIDA DO REI - Daniel capítulo 1

DESENVOLVIMENTO DO TEXTO-

A ordem do rei Nabucodonosor foi esta: - “ Soldados... quando entrarem em Jerusalém vocês peguem todo ouro, todas as coisas de valor que virem, toda riqueza. Também todos os jovenzinhos fortes e inteligentes, tragam para mim. Quero tudo de Jerusalém e os jovens vão trabalhar para mim”.Os soldados de Nabucodonosor obedeceram esta ordem. Sabem quem estava no meio dos jovens que foram levados para a Babilônia? Daniel e seus amigos Hananias, Misael e Azarias. Daniel era um jovem que amava o Deus verdadeiro que criou todas as coisas, ele obedecia e orava a Deus o dia todo. Daniel disse aos seus amigos: - “Vamos obedecer a Deus aqui também neste palácio. Vamos fazer o que a Bíblia nos ensina”. Na hora do almoço, vieram muitas carnes temperadas e muito vinho. Daniel lembrou que a Bíblia nos ensina que não devemos comer certos tipos de carne. Deus quer que cuidemos bem do nosso corpo. Daniel disse aos seus amigos: -“ Vamos comer só frutas, cereais e legumes e beber só água e leite. Assim, não vamos desobedecer a Deus”. Então eles pediram ao empregado: -“Por favor, traga para nós legumes e frutas, leite e água”. –“Não posso fazer isso. O rei vai ficar bravo se vocês ficarem fracos”. –“Experimente por uns dias “...disse Daniel. Durante dez dias o empregado trouxe para eles o que eles pediram. E, sabem? Eles ficaram mais fortes do que qualquer outro jovem. Quando eles se tornaram adultos, Nabucodonosor os escolheu para serem seus principais ajudantes.

APLICAÇÃO: O Senhor Deus nos ensina e ajuda a obedecermos a Bíblia.

SEGUNDA AULA-

A CORAGEM PARA DIZER : NÃO. Daniel capítulo 3 -

DESENVOLVIMENTO DO TEXTO-

Nabucodonosor mandou fazer uma grande estátua de ouro e deu ordem para que, quando as trombetas e as harpas tocassem todas as pessoas de seu reino deveriam se curvar e adorar a grande estátua. Quem não fizesse isto seria jogado na fornalha de fogo. Sabem . . . os amigos de Daniel :  Hananias, Misael e Azarias ouviram a ordem do rei. O rei tinha mudado seus nomes para Sadraque, Mesaque e Abednego. Quando a música tocou eles não se ajoelharam e não adoraram a estátua. –“ Os jovens da terra de Judá não obedeceram a sua ordem”... as pessoas vieram contar ao rei Nabucodonosor. O rei ficou muito bravo, chamou os jovens e disse que a música ia tocar, de novo, e eles deveriam ajoelhar-se e adorar a estátua”. Não vamos fazer isso. Não adoramos ídolos, nós não podemos desobedecer ao nosso Deus”. O rei ficou muito irritado, mandou aumentar o fogo da fornalha, amarrar os três jovens e jogá-los no fogo. De repente o rei disse espantado:- “Não mandei jogar três homens lá dentro? Eu vejo quatro e estão passeando lá dentro, sem nenhum queimadinho”. Nabucodonosor gritou: “ Sadraque, Mesaque e Abednego, saiam da fornalha”. Eles saíram e não tinham sido queimados nem nas roupas, nem os cabelos, nem suas peles...nada. –“O nosso Deus enviou o seu anjo para nos livrar do fogo da fornalha”. O rei deu uma outra ordem :” Todos do meu reino devem adorar o Deus de Judá. Ele é Deus grande e poderoso”. E os jovens continuaram trabalhando para o rei.



APLICAÇÃO: Quando confiamos no Deus que criou todas as coisas, Ele cuida de nós e nos livra de todo mal.

FONTE : A Bíblia Sagrada.  A Bíblia Infantil Ilustrada.


ATIVIDADES  PARA  PRIMEIRA AULA :

Ampliar e colorir os desenhos:

Estas atividades foram tiradas do blog da "Karolline Poerner". Obrigada irmã! Você tem enriquecido nossas aulas.

ATIVIDADES PARA A SEGUNDA AULA :

Colorir ou pintar  o desenho.

Esta atividade foi tirada da Net.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

TRÊS REIS IMPORTANTES

 JOSAFÁ, EZEQUIAS E JOSIAS.


Este estudo será ministrado em três aulas. Cada aula deverá ter um período de oração, um período de cantos, o desenvolvimento do texto, a aplicação, a avaliação e o encerramento.

PRIMEIRA AULA – O REI JOSAFÁ- 2 Crônicas 20. 1 – 30

O rei de Israel era o rei Josafá. Um dia alguns homens chegaram apressados para falar com ele. Três povos inimigos nossos estão vindo para lutar contra nós, são muitos e já estão muito perto. O rei Josafá sentiu medo, mas, ele sabia o que fazer quando sentia medo. Ele orava ao Deus Todo Poderoso. Começou a orar e mandou que todo o povo também orasse. Depois de orar o rei mandou o povo se organizar que Deus ia lutar por eles, Deus ia ajudar o povo israelita mais uma vez.-“ Na frente do exército devem ir os cantores e os músicos que tocam e cantam nos cultos e os soldados atrás”. Fizeram isto e partiram para a batalha. Quando chegaram perto do inimigo, os soldados ficaram parados e os cantores e músicos começaram a cantar bem alto: “ Louvamos a Deus porque Ele é bom. A sua bondade não acaba nunca”. Sabem o que aconteceu? Os inimigos ficaram assustados com a música e começaram a lutar um com o outro. Quando o exército de Josafá chegou, bem pertinho, só encontrou soldados mortos. Encontrou muita coisa de valor: gado e joias. Foi uma grande vitória que Deus concedeu a eles. Voltaram para Jerusalém louvando e agradecendo a Deus por te-los ajudado mais uma vez .

APLICAÇÃO: Devemos conversar com Deus sobre tudo o que acontece conosco, porque a nossa ajuda vem dele.

SEGUNDA AULA- O REI EZEQUIAS- 2 Reis, capítulos 18 e 19; 2 Crônicas, capítulos 29, 30 e 32; Isaías capítulos 36 e 37.

Deus estava feliz com o rei Ezequias. Ele consertou e limpou o templo, reorganizou o coro e os músicos do templo e ensinou o povo a adorar só a Deus, o Deus que criou todas as coisas.Um dia um general da Assíria, uma terra distante que era inimiga do povo de Deus,chegou falando bem alto para todo mundo ouvir: -“ O meu exército vai invadir e tomar conta de Jerusalém. Já conquistamos muitas cidades e vamos conquistar Jerusalém também.” Os servos do rei Ezequias falaram: -“Por favor pare de gritar. Está assustando o nosso povo.” Mas o general não parou, gritava mais e mais alto para todos escutarem.Ele dizia que o Deus de Israel não ia ajudar aquele povo. O rei da Assíria mandou muitas cartas para o rei Ezequias com muitas ameaças que ia invadir a cidade e levar o povo prisioneiro. Ezequias levou as cartas para o templo, colocou-as no chão e orou a Deus dizendo: -“Senhor Deus tu és mais poderoso que qualquer exército. Livra-nos desses maus assírios.” E Deus atendeu a oração do rei. Os soldados assírios ficaram doentes e começaram a morrer. Os que não morreram voltaram depressa para a sua terra. Deus livrou o seu povo mais uma vez. Aleluia!

APLICAÇÃO – Nós servimos um Deus mais poderoso que qualquer exército, por isso podemos confiar e acreditar que Ele vai cuidar de nós.

TERCEIRA AULA – O REI JOSIAS - 2 Crônicas 34. 8 – 33.

O rei Josias começou a governar o povo de Israel quando tinha apenas oito anos de idade. Ele amava a Deus e procurava fazer todas as coisas conforme Deus queria.Quando era um rapazinho de dezesseis anos falou: “ O templo de Deus está todo sujo e estragado. Vamos consertar e limpar o lugar onde fazemos culto. O rei Josias chamou pedreiros, marceneiros e pintores e outros trabalhadores para arrumar o templo. O sacerdote comprava materiais e pagava todos com as ofertas que guardava nos cofres. Um dia, o sacerdote encontrou no fundo de um dos cofres um rolo. Neste rolo estava escrito as regras de Deus. Quando Josias leu aquelas regras ficou muito triste e disse: - “ Nós não estamos fazendo as coisas que deus manda. Vou ler as regras de Deus para todo o povo porque devemos obedecer a Deus. O rei marcou um grande reunião no templo e todos vieram: meninos, meninas, homens, mulheres, velhos e moços, todos queriam ouvir o que o rei Josias ia falar e todos ouviram com muita atenção. Quando o rei terminou de ler, o povo falou: - “ Nós vamos fazer o que está escrito neste rolo. Queremos obedecer a Deus”. O rei Josias ficou muito feliz.



APLICAÇÃO: È muito importante conhecer a palavra de Deus, conhecer as regras de Deus para obedecer e fazer a sua vontade.

FONTE : A Bíblia Sagrada.   A Bíblia Infantil Ilustrada.

ATIVIDADES : Colorir os desenhos.

O REI JOSAFÁ -

 
O REI EZEQUIAS
 
 
O REI JOSIAS
OBS. : Estas atividades foram tiradas da Internet.