Este estudo será ministrado em uma aula apenas. A aula poderá ter um período inicial de apresentação e saudação; um período de oração (individual, coletiva ou repetindo o professor); a motivação sobre o assunto a ser estudado; o desenvolvimento do texto; a aplicação; a avaliação (através das atividades) e o encerramento.
DESENVOLVIMENTO DO TEXTO - Lucas capítulo 18 e versículos de 35 a 43.
Bartimeu não podia admirar a beleza da natureza, nem o azul do céu. Não podia ver as pessoas, nem podia ler uma só palavrinha. Ele era cego. Não enxergava nada, nada. Não podia trabalhar . . . Pedia esmolas. Um dia, no caminho que ia para a cidade de Jericó, Bartimeu pedia esmolas. Ele ouviu um barulho de passos e parecia que vinha uma multidão pelo caminho. Ficou atento e ouviu o nome de Jesus. Bartimeu já tinha ouvido sobre Jesus. Ouvido falar da bondade de Jesus, das suas curas e dos seus ensinamentos. "Ele está passando por aqui !"- disse Bartimeu. Ele começou a gritar: - "Jesus, por favor, tenha pena de mim! Ajude-me!". As pessoas ficavam zangadas, mandavam ele se calar que estava atrapalhando Jesus, parar com a gritaria. Bartimeu gritava mais alto ainda: -" Jesus, por favor, ajude-me". Jesus parou e chamou Bartimeu. -"O que você quer Bartimeu?" - perguntou Jesus. -" Eu quero ver. Não quero ser cego"- disse Bartimeu. -" Vou fazer isto. Você está curado Bartimeu"- disse Jesus. Bartimeu abriu os olhos e viu o céu azul, as flores, as nuvens branquinhas e as pessoas. Sabem o que Bartimeu mais gostou de ver? Foi o rosto bondoso de Jesus. Ele gritou: - " Obrigado Jesus! O senhor é o Filho de Deus!"
APLICAÇÃO: Nós devemos fazer igual Bartimeu: confiar em Jesus todos os momentos, principalmente quando estamos aflitos e tristes. Jesus cuida de nós.
FONTE : A Bíblia Sagrada - Bíblia Ilustrada Infantil
ATIVIDADES : Fazer com as crianças esta atividade (as crianças gostam muito) :
- Sacola às cegas
Coloque numa sacola vários objetos de diferentes formas, tamanhos e texturas.
A criança deverá estar vendada e deverá tatear alguns objetos e descrever o que são, a cor, as características, etc.
- Colorir a atividade:
OBS : A atividade foi tirada da Net.