1 Samuel 2.18-19, capítulos de 3 a 10 e capítulos 15 e 16.
Ensino para crianças de 4 a 6 anos.
O ensino será ministrado em uma única aula.
A aula deverá ter um período para os pequenos orarem (individual ou conduzida pelo professor); um período para hinos e cânticos; o desenvolvimento do texto; a aplicação; a avaliação e o encerramento.
AULA ÚNICA-
DESENVOLVIMENTO DO TEXTO -
Samuel morava no Tabernáculo com o sacerdote Eli que lhe ensinava muitas coisas. Ensinava sobre Deus e suas regras, ensinava como trabalhar na linda tenda que era o templo de Deus. Samuel era obediente e ajudava muito. Aprendeu a conversar com Deus, a ouvir e a entender o que Deus queria. O tempo foi passando e Samuel foi crescendo, crescendo. Quando o sacerdote Eli morreu, Samuel já era um homem e se tornou líder do povo de Deus. Ele viajava pelas cidades, ensinava as pessoas sobre Deus e as ajudava a resolver os seus problemas. Samuel sempre perguntava a Deus como ele ia fazer as coisas e fazia direitinho o que Deus lhe mandava. Então os israelitas não queriam mais ter um líder que consultava Deus e lhes dizia o que Deus mandava. Eles queriam ter um rei como os outros povos. Achavam melhor e mais bonito ter um rei que lhes falasse o que fazer. Samuel ficou muito triste e Deus disse a ele: - Não fique triste, Samuel. Vamos fazer o que o povo quer. Deus falou a Samuel quem Ele tinha escolhido para ser o rei. Era um moço bonito chamado Saul. Samuel chamou o povo e apresentou Saul e o coroou rei. Os hebreus ficaram felizes, bateram palmas e disseram: - Viva o nosso rei!.
APLICAÇÃO: Samuel servia ao Senhor, ele era um ajudante de Deus. Todas as vezes que você ajuda o papai ou a mamãe em casa, ou em outro lugar você é um ajudante de Deus.
FONTE: a Bíblia Sagrada. A Bíblia Infantil Ilustrada.
ATIVIDADES : Fazer uma cópia da primeira atividade para as crianças pintarem.A segunda atividade é feita com palito de madeira, com um pedacinho de corda e um pedacinho de flanela. Depois colar nas mãos de Samuel. Fica um trabalho bem fofinho.
Gotei muito da ideia de Samuel ser um bom ajudante.
ResponderExcluir